domingo, 18 de março de 2012

Encontro de Mães e Bebês - Shantala

“Sim! Os bebês têm necessidade de leite. Mas muito mais de ser amados, e receber carinho. Ser levados, embalados, acariciados, pegos, massageados. Constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteínas.” (LEBOYER)

Tivemos no dia 16.03 o nosso terceiro encontro de mães e bebês e foi uma tarde muito especial, pois tivemos a participação da terapeuta corporal  Elen Kuhl que facilitou uma linda aula de Shantala.
Procuramos ter um olhar e cuidado todo especial pelas mães presentes, com o intuito de reconhecer e desbloquear as nossas tensões, para depois massagear os nossos bebês. Sabemos que mães cuidadas terão maior predisposição para cuidar do seu bebê. Vivenciamos momentos prazerosos de cuidado umas com as outras, conversas, massagens em duplas com o intuito de prepararmos para o toque especial nos bebês – A Shantala.

SHANTALA
MASSAGEM INDIANA PARA BEBÊS

Existe um hábito cultural na Índia, de muito amor e carinho, que podemos encontrar nas ruas e praças públicas: a SHANTALA sendo aplicada como num hábito cotidiano.

Massagem não é privilégio somente de adultos, para aliviar tensões do cotidiano, mas é também de grande importância para os bebês. Ela proporciona relaxamento, proteção e bem-estar ao bebê.

A massagem apresenta movimentos de suaves compressões, lentos, com a pessoa que aplica a massagem realizando alongamentos por todo o corpo do bebê: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto. Um toque extremamente prazeroso que transmite carinho, segurança e amor.

 Na Shantala os pais criam um vínculo maior de amor com seus bebês devido ao toque. Este é um tipo de comunicação, pois a criança se sente amada e protegida.

O bebê é um espelho dos pais e irá refletir suas imagens, sendo os pais tranqüilos e relaxados ou sendo os pais tensos e nervosos.

A proposta da Shantala é proporcionar ao bebê um ambiente de intimidade e conforto para que ele possa relaxar, e também uma oportunidade de aprofundar o vínculo mãe-filho e pai-filho.
A Shantala alivia as cólicas, gases, prisão de ventre e ajuda o bebê a dormir melhor.

Por fim gostaria de agradecer a presença de todas as mães pelo ambiente harmônico, solidário e amoroso que foi vivenciado por nós e pelos nossos bebês. Em especial honrar a presença da Márcia com todo o seu esforço em estar presente com suas filhas gêmeas, Parabéns por mais esta conquista.




Um comentário:

  1. Uma delícia de momento para mães num primeiro momento ao sermos tocadas renovando as energias....a seguir nossos filhos foram tocados um momento de partilha e intimidade que o grupo estabeleceu....
    Uma alegria poder participar e receber os beneficios!!

    ResponderExcluir