quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Yoga para gestantes, com Alessandra Amorim.

"O Yoga é uma técnica milenar, que nasceu da observação da natureza pelo homem, levando em consideração sua própria natureza e aquela à sua volta. A educadora física e professora de Yoga para gestantes há mais de 10 anos, Alessandra Amorim, explica que a partir dessa observação, foram criadas posturas que imitavam a natureza, como por exemplo, a postura da árvore, da cobra, do peixe, entre outras. “Foi se observando que estas posturas, eram capazes de produzirem certas reações psicofísicas nos praticantes, equilibrando o corpo físico, emocional, energético e espiritual”.
A técnica também pode – e deve – ser aplicada durante a gestação, já que as aulas preparam o corpo para lidar com as transformações físicas que ocorrem durante os nove meses. “As posturas ajudam a aliviar desconfortos, os pranayamas, que são os exercícios respiratórios, ajudam a oxigenar melhor o bebê, a tranquilizar a mãe, mantendo – a calma, pois há uma liberação muito grande de endorfinas”, afirma Alessandra.
Além de aliviar desconfortos e trazer mais tranquilidade, os exercícios físicos específicos também fortalecem o assoalho pélvico, a coluna e o abdômen. Há também exercícios mentais, já que o autoconhecimento se torna fator essencial para a gestante. Integram o programa práticas de relaxamento, concentração, visualizações e meditações. Para Alessandra, o Yoga ajuda a gestante a ouvir o seu corpo, suas necessidades e as do bebê. “As mulheres se sentem mais intuídas, equilibradas e confiantes, principalmente aquelas que desejam partos naturais”, reitera a professora.
A prática pode ser feita de forma individual, em grupo ou entre o casal. “O trabalho junto com outras grávidas se torna mais interessante, pois possibilita uma maior interação entre as mulheres, sem falar na troca de experiências entre elas e na oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer os anseios das futuras mamães”, destaca Alessandra.
No entanto, segundo as orientações de Alessandra, aquelas mulheres que nunca praticaram Yoga antes da gestação, devem fazer aulas exclusivamente de Yoga Pré-Natal, já que as posturas devem ser realizadas com cautela, com adaptações e orientadas por um profissional especializado no ciclo gravídico puerperal. Além disso, a professora também ressalta que a gestante deve apresentar uma autorização médica que permita a prática, já que o Yoga não poderá ser feito caso a gestante tenha alguma contra-indicação específica que exija repouso, como por exemplo, ameaça de aborto."
Yoga para Gestantes
Uma nova vida está à caminho, uma fonte de esperança é emanada na Terra, quando uma mulher engravida.
Estar grávida é aprender a se emocionar com o fato de carregar em sua vida, uma outra vida.
É transformar todo o impacto que uma gravidez nos traz, em aceitação e acolhimento do pequeno ser.
É, sem dúvida, a transformação mais importante na vida da mulher, marcada por  profundas mudanças físicas e emocionais. De agora em diante, a mulher se torna responsável por este pequenino ser, que cresce no interior de seu ventre.
É preciso entender, que a vida de um bebê começa muito antes dele nascer. Experiências acalentadoras, vivenciadas dentro do útero, são capazes de nutrir o ser humano para o resto de sua vida.
O Yoga Pré-Natal, auxilia as futuras mães a lidarem melhor com esta nova fase, mantendo uma gestação saudável, proporcionando um maior vínculo com o bebê e na preparação para o parto e pós parto. Contribui para o empoderamento e protagonismo da mulher. Por fim, é preciso exercitar a capacidade de plenitude, bem estar e felicidade enquanto a criança ainda está no ventre! Boa Hora.
Namastê."

 LINK: http://www.boavidaonline.com.br/yoga-para-gestantes-com-alessandra-amorim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário