quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Gravidez

Gravidez harmoniosa
A gravidez é uma oportunidade de nos comunicarmos com a Vida, de aproximarmos de nós mesmas e nos expandirmos em várias dimensões. É um mergulho na psiquê feminina, é o deixar aflorar diversos sentimentos, sensações e emoções, porque tudo está à flor da pele.

Poder gerar uma vida traz uma sensação de inteireza, oportunidade de mergulhar ainda mais na subjetividade feminina, abertura para novas possibilidades e desafios.

O modo como somos recebidos, acolhidos, olhados, tocados e sustentados por nossos pais, familiares e pelo nosso entorno, marcará nossa experiência para o resto de nossa vida. Se não somos bem recebidos como um ser bem vindo, nossa experiência será marcada por incertezas e inseguranças relativas à nossa existência.

Sem dúvida, se todos os seres pudessem ser bem recebidos, aceitos e acolhidos com certeza o mundo seria melhor, menos violento e mais solidário.

Mais do que nunca precisamos ter um olhar de maior profundidade, respeito e atenção às mulheres grávidas. As mulheres precisam se conscientizarem da importância de amarem seus filhos, ainda dentro do útero. Isto significa ter bons hábitos, bons pensamentos, uma boa alimentação, não consumir álcool, cigarros ou drogas. Praticar atividades físicas que lhe traga prazer e ter um bom estado emocional, são ações que irão contribuir para o desenvolvimento integral do Ser em formação.

Este é um momento ímpar, talvez o mais sublime na vida das mulheres e precisa ser acompanhado e envolvido por pessoas que a apóiam emocionalmente, que cuide dela nas suas várias dimensões.

Sou muito grata à vida, por ter me dado o privilégio de acompanhar as mulheres no momento mais sublime de suas vidas... do gerar ao nascer de seus filhos.

Como doula procuro dar suporte físico e emocional durante a gestação, o parto e pós parto. A palavra doula significa aquela que serve outra mulher. Somos aquelas que doam amor e cuidado com as gestantes e parturientes.  Refere-se à acompanhante de parto especialmente treinada para oferecer apoio físico e emocional à mulher, a seu companheiro e à família durante o pré natal, parto e pós parto. A doula procura trazer conforto e segurança para as mulheres no seu processo, encorajando-a ao parto normal e também dando suporte à cesárea quando esta for necessária. Durante o trabalho de parto auxilia as parturientes na travessia, apoiando cada uma no seu processo, focando na experiência, sustentando as sensações, as dores e conectando com o propósito maior que é trazer a Vida.

Defendemos a idéia da  mulher resgatar a forma natural de dar à luz, conduzindo o nascimento de sua criança, participando ativamente de todo o processo. A mãe deve apropriar-se totalmente deste momento e o conduzir com consciência e qualidade de presença. Ter o apoio necessário para atravessar este rito de passagem numa postura ativa e empoderada do seu poder pessoal.

3 comentários:

  1. Fui para o grupo procurando harmonia para minha segunda gestação.Encontrei um espaço de troca, amoroso, de fortalecimento do conhecimento, contato íntimo com meu corpo que foram valiosos e decisivos para a condução do parto! Fiz as pazes com meu corpo e prazeirosamente fui mãe pela segunda vez, um parto na água que fez diferença na minha vida!Estar com uma doula, num cuidado de mulher para mulher foi acolhedor e fortalecedor!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane,
    Você foi merecedora de uma experiência linda de parto. Parabéns por sua coragem, confiança e determinação. Que a sua estória de parto na água seja inspiração para muitas mulheres.
    Beijão.
    Alê.

    ResponderExcluir
  3. Participar do grupo de gestantes realmente foi muito acolhedor e fez a diferença durante a minha gravidez, o parto e o pós parto. A participaçao do meu marido em alguns encontros nos fortaleceu mais ainda para a chegada do nosso anjo Miguel. A conscientização e as informações que agregamos ao longo da trajetória foi muito importante para o nosso bem estar e o bem estar do bebê. Tenho certeza que o grupo que formamos de mamães e bebês, agora com os nossos filhotes nos braços, terá igual ou maior sucesso!!!

    ResponderExcluir